Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Centros de formação de condutores obtêm sentença definitiva quanto à transferência de cotas

há 10 anos

O drama dos proprietários de Centro de Formação de Condutores que desejam substituir os sócios cotistas continua a gerar disputas na justiça mineira.

Mais de 100 CFCs, cujas cotas foram cedidas após a publicação da portaria 353 do Detran MG, estão funcionando através de liminar e aguardam o julgamento definitivo de mérito.

O CFC RECAR de Itajubá e o CFC IDEAL de Viçosa já obtiveram a sentença de mérito nos processos 1342513-61.2012.8.13.0024 em tramite na 5ª vara de fazenda estadual e 0424112-05.2013.8.13.0024 na 7ª vara de fazenda estadual de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Para o advogado que atuou no caso, Dr. Lucelio Lacerda Soares, o direito de o proprietário de Auto Escola transferir suas cotas empresariais é consagrado pelo Código Civil, sendo incabível ao Órgão de Trânsito criar embaraços a seu livre exercício. “ Mais que uma questão afeta ao direito empresarial, o direito de transferir cotas é assegurado pela Constituição Federal através do princípio da livre iniciativa”. “Para o causídico, “ Se não é lícito aos Estados Federados legislar sobre direito empresarial, quanto mais o Detran que é apenas um Órgão sem personalidade jurídica”, finaliza o advogado especialista no tema.

O Estado de Minas Gerais ainda pode recorrer de ambas as decisões aqui noticiadas.


Curta no YouTube a página CFCs de Minas Gerais.

Lacerda & Lacerda Advocacia especializada na defesa de CFCs, Instrutores e Diretores Gerais e de ensino perante o Detran/MG.

31 3077 71 7431 9267 1902

meudireito@advogadodedefesa.com.br

http://advogadodedefesa.com.br/

  • Sobre o autorAdvocacia de Família e sucessões
  • Publicações3
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações301
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/centros-de-formacao-de-condutores-obtem-sentenca-definitiva-quanto-a-transferencia-de-cotas/112358445

Informações relacionadas

Lucelio Lacerda Soares, Advogado
Notíciashá 10 anos

Servidor público pode ser profissional de CFC e compor quadro social de auto escola

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)